domingo, 7 de junho de 2009

Ele viu a "Arca de Noé"

Por Jefferson Molina

Calma, leitor. A arca de Noé citada não é a das histórias bíblicas, e sim um poema de composição de Vinicius de Moraes, Toquinho e Ernst Nahle: "Sete em cores, de repente o arco-íris se desata. Na água límpida e contente do ribeirinho da mata". Quem viu a criação destes belos versos foi Fernando Uchôa, filho de Cristina Gurjão, uma das ex-mulheres de Vinicius. Hoje com 26 anos, ele concedeu entrevista ao blog, na qual falou sobre sua relação com o ex-poeta, os amigos que fez com o tempo de convivência e as últimas lembranças de Vinicius.

Convivência e lembranças


"Convivi com o Vinicius durante uma ano e meio praticamente. Na verdade ele teve um relacionamento com minha mãe, foi meu padastro, não me assumia como filho mas tinha um carinho por mim, me tratando às vezes como um filho dele. Na época em que me conheceu não convivíamos muito, mas foi melhorando com o tempo e ficou bem legal. Me lembro muito do apartamento onde morávamos, num bairro da zona sul aqui do Rio, sinto saudades".

Vinicius, a fama e os amigos


"A fama dele não atrapalhava de jeito nenhum a convivência. Era um bom pai, na medida do possível, mas não podemos esquecer que era um artista, poeta e diplomata. Não podemos esquecer que ser artista é uma característica inerente. Lembro dele declamando versos, por vezes sem fim, tirar partes, colocar partes. Conheci muitos amigos dele, como Tom Jobim, Carlinhos de Oliveira, Toquinho, Lila Bôscoli, Roniquibo e mais um punhado".

A banheira e os últimos momentos juntos

"Ele amava banhos de banheira, sentia-se totalmente à vontade dntro delas, era como se sua inspiração começasse alí. Infelizmente não me lembro bem a última vez que estive com Vinicius, sei que fui ver muitas vezes seu último show, 'Tom, Miucha, Toquinho e Vinicius', vi umas dez vezes ou mais, essas são as últimas lembranças".

3 comentários:

  1. Pena que não tem foto dele. Nem sozinho nem com Vinicius. Mas valeu.

    ResponderExcluir
  2. parabéns turma da facha,adorei a matéria sobre a arca de noé, parabéns jefferson molina, é isso aí...
    elena aparecida silva lima
    elena.lima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. parabéns turma da facha, adorei a matéria sobre a arca de noé, parabén jefferson molina, é isso aí.
    elena

    ResponderExcluir