terça-feira, 9 de junho de 2009

União entre poetas paulista e carioca saúda a Tristeza


Adoniran Barbosa e Grupo Talismã cantando Bom Dia Tristeza

Por Barbra Richard, George Barros, Mariana Camacho e Paloma Sarmento


Autor de uma das músicas mais tocadas e gravadas no mundo, Garota de Ipanema, o carioca Vinícius também possui ligação com o samba de São Paulo. O paulistano Adoniran Barbosa, conhecido, principalmente, por sucessos como Trem das Onze e Saudosa Maloca, foi um dos tantos parceiros do poeta. Os dois dividiram a autoria da música “Bom dia, Tristeza”, gravada pela primeira vez em 1957, pela cantora Aracy de Almeida.

Curiosamente, a parceria ocorreu mesmo sem terem se encontrado. O próprio Adoniran divertiu-se contando a Elis Regina, no programa No Fino da Bossa, em 1965.

Elis: Como é que você se tornou parceiro de Vinicius de Moraes sem sequer conhecê-lo?


Adoniran: Fácil, é fácil, fácil. A Aracy de Almeida, que é muito amiga dele (ele estava em Paris nessa ocasião, na UNESCO) recebeu uma carta dele e dentro da carta veio assim essa letra, dois versinhos, e dizia embaixo “Aracy, faça o que você quiser com esses versos”.


Elis: Então a Aracy pegou e deu pra você.


Adoniran: Então eu tava pertinho dela, não é? E ela era ligação minha, não é? Ela disse “Ô, Adoniran, bota a música aí”.


Elis: Quer dizer que a letra é de Vinicius de Moraes e a melodia é que é sua.
Adoniran: A letra é de Vinicius e a musiquinha é minha.

O encontro dos dois só aconteceu uma única vez, em 1979, após um show do Poetinha com Toquinho, no auditório da PUC, em São Paulo. Para Sérgio Rubinato, sobrinho de Adoniran que testemunhou, eles mal trocaram uma palavra. “Foi comunicação via olhos...”.

Segundo o livro “Adoniran: Dá licença de Contar”, de Ayrton Mugnaini Jr, Aracy de Almeida e Vinícius estavam no bar do Hotel Comodoro, em São Paulo quando esta pediu ao poeta que escrevesse um poema especialmente para ela. Vinicius escreveu “Bom dia, Tristeza” em minutos e deu o papel com o poema a Aracy, dizendo “Faça o que bem entender”. Alguns dias depois, na Rádio Record, onde Adoniran trabalhava, Aracy o desafiou a musicar o poema de Vinícius. Diz a esposa de Adoniran, Mathilde, que alguns dias depois, seu marido começou a assobiar e a melodia veio de repente.


Uma outra versão, mais polêmica, credita a autoria da melodia ao cantor e compositor Noite Ilustrada, que teria entregue a música pronta a Adoniran, gravada numa fita.
Vinícius nunca se pronunciou a respeito da discussão.


Bom dia, Tristeza
(Vinícius de Moraes & Adoniran Barbosa)

Bom dia, tristeza
Que tarde, tristeza
Você veio hoje me ver
Já estava ficando
Até meio triste
De estar tanto tempo
Longe de você

Se chegue, tristeza
Se sente comigo
Aqui, nesta mesa de bar
Beba do meu copo
Me dê o seu ombro
Que é para eu chorar
Chorar de tristeza
Tristeza de amar

Nenhum comentário:

Postar um comentário