segunda-feira, 1 de junho de 2009

As moradias de Vinicius

Por Anderson de Souza, Cecília Marella, Larissa Siqueira e Louise Biral

Na madrugada de 19 de outubro de 1913, em meio a um forte temporal, nascia, em uma casa na Rua Lopes Quintas, 114, Gávea, Rio de Janeiro, Marcus Vinitius da Cruz e Mello Moraes. A casa era ao lado da chácara de seu avô materno, Antônio Burlamaqui dos Santos Cruz. Hoje, a casa não existe mais, foi demolida. Aos nove anos de idade, Marcos Vinitius, acompanhado da irmã Lygia, foi até o cartório da Rua São José, no Centro do Rio e alterou seu nome para Vinicius de Moraes.


Foto: Louise Biral

Em 1916, a família mudou-se para o bairro de Botafogo. Foram morar na casa de seus avós paternos, D. Maria da Conceição de Mello Moraes e Anthero Pereira da Silva Moraes, que ficava na Rua Voluntários da Pátria, 192. Atualmente, neste local, existe um prédio comercial.



Foto: Louise Biral

Em 1917, a família muda-se novamente. O destino é a Rua da Passagem, 100, ainda no bairro de Botafogo. Hoje, neste endereço, funciona a Escola Municipal João Saldanha.




Foto: Anderson de Souza

Ainda no ano de 1917, Vinicius e sua irmã Lygia ingressaram na escola primária Afrânio Peixoto, na Rua da Matriz, também em Botafogo, onde hoje é o Colégio Qi.


Foto: Louise Biral

Em 1919, a família transferiu-se para Rua da Passagem, 192, onde hoje funciona o prédio da Receita Federal. No ano seguinte, Vinicius de Moraes muda-se para a Rua Real Grandeza, 130. A estrutura foi mantida e, hoje, pode ser vista por todos.



Foto: Louise Biral

No bairro de Botafogo, a última residência na qual Vinicius morou foi um sobrado, na Rua Voluntários da Pátria, 195. Neste endereço, hoje, funciona uma lanchonete e uma clínica dentária.

Foto: Louise Biral

O ano de 1922 foi de despedida. Vinicius deixa o bairro de Botafogo e passa a viver na Praia de Cocotá, 109, Ilha do Governador, lugar onde o poeta passava suas férias. A praia foi aterrada em 1970, e hoje é chamado de Praia da Olaria.




Foto: Louise Biral

Mesmo não morando mais em Botafogo, a relação do poeta com o bairro continua intensa. Foi na Igreja da Matriz, localizada na Rua Voluntários da Pátria, onde em 1923, Vinicius fez a Primeira Comunhão.



Foto: Anderson de Souza

Em 1924, ele ingressou no curso secundário do Colégio Santo Inácio. Também localizado no bairro de Botafogo, na Rua São Clemente, 226.


Foto: Rafael Netto

Terminado os estudos secundários, foi a hora de pensar em que carreira seguir. Foi quando, em 1930, Vinicius ingressou na Faculdade de Direito do Catete. O prédio onde funcionava a faculdade passou a abrigar, em 1980, a UNE – União Nacional dos Estudantes. Hoje, o casarão não passa de ruínas.


Foto: CPO/RJ

Em 1931, ingressou no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva - CPOR, localizado na Avenida Brasil, 5292, bairro de Bonsucesso. Vinicius de Moraes finaliza o Curso de Oficial da Reserva em 1933.


Foto: Reino Unido Turismo

No ano de 1938, Vinicius é contemplado com a primeira bolsa de estudos do Conselho Britânico para estudar literatura inglesa na Universidade de Oxford.



Foto: Blog UFBA

Entre 1940 e 1964, Vinicius passou por São Paulo, Los Angeles, onde trabalhou com Vice-Cônsul, Paris, sendo Segundo Secretário da Embaixada e Montevidéu. Já em 1965, mudou-se para Rua Diamantina, 20, no Jardim Botânico. Em 1971, muda-se para Bahia, na Rua do Flamengo, 44, Farol de Itapuã, onde hoje se encontra o Hotel Mar Brasil. A antiga casa é acoplada ao hotel.



Foto: Louise Biral

Em 9 de julho de 1980, Vinicius de Moraes morreu, aos 66 anos, de edema pulmonar, em sua casa, na Gávea, Rio de Janeiro, a mesma em que nasceu. Foi enterrado no cemitério São João Batista, que é sua atual morada.

Um comentário:

  1. O CPOR/RJ em 1931/1933 funcionava nas instalações da Av. Pedro II, 383 (atual Museu Conde de Linhares), e não na Avenida Brasil, onde funciona atualmente o Centro desde 1997.

    Ten Ney - Oficial R/2 CPOR turma 89
    Associado Emérito da AORE/RJ

    ResponderExcluir