terça-feira, 26 de maio de 2009

Vinícius, um homem no plural

Foto: Revista Época /Arquivo Pessoal

Por Liana Dantas & Renan de Andrade

A banheira do Vinícius representava a complexidade do artista. Figurativamente era onde ele compunha, comia, onde entrava em seu mundo de abstração que resultava na sua obra imortal. Em paradoxo, essa banheira que abria os horizontes criativos do poetinha, serviu de cenário para sua morte. E é a isso que se propõe esse espaço: pela linha dessa pluralidade de elementos que sua trajetória é composta, tentarmos entender a vida e a obra de Vinícius de Moraes.


"Vinicius de Moraes encarnou tudo aquilo que um homem com alguma ambição intelectual (mas não só) poderia invejar: foi diplomata, poeta, letrista, namorador, boêmio e, last but not least no meu caso, botafoguense. Ele soube viver. Mais que isso, ele também nos ensinou a viver por intermédio de seus versos, porque era da vida bruta que ele refinava as delicadezas que ganharam o mundo na célebre parceria com Tom Jobim. Entretanto, uma faceta muito importante do Poetinha que costuma ser obscurecida pela faceta festeira é a sua profunda melancolia, expressa não só nas canções como, sobretudo, em poemas como "O haver". Este, aliás, é o meu favorito, aquele no qual, entre outras coisas, ele escreve "Resta esse coração queimando como um círio/ Numa catedral em ruínas/ Essa tristeza diante do cotidiano/ Ou essa súbita alegria/ Ao ouvir na madrugada passos que se perdem sem memória". Que inveja de quem consegue expressar isso... "

Arthur Dapieve, crítico musical, colunista do jornal O Globo.

5 comentários:

  1. Gostei da arte, pessoal. Simples, objetiva, singela. Parabéns.
    pc

    ResponderExcluir
  2. Outra: ótimo dar crédito para a foto. Como combinamos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A arte do blog ficou simples e liiiiinda! O "prefácio" que Dapieve generosamente concedeu aos nossos colegas não poderia ser mais convidativo aos visitantes e os prepara para o que nos propusemos e acreditamos realizar. Que não seja o mais do mesmo! Com a bênção de Xangô e do PC, claro! Rs.
    Foi dado início aos trabalhos! Saravá! \o/

    ResponderExcluir
  5. Quero deixar registrado nesse espaço os parabéns ao Professor PC, pela idéia e materialização desse trabalho do BLOG. Além de ser uma forma singular e especial de aprendizado , é uma ferramenta importante dentro do curriculo do curso permitindo a cada um possibilidades infinitas de criação em diversos níveis, ao elaborar o trabalho, além de funcionar como instrumento de interação e integração entre os alunos, fortalecendo amizades e iniciando outras.
    E como dizem lá na minha terra, Bahia. Depois do trabalho "É bom
    Passar uma tarde em Itapuã
    Ao sol que arde em Itapuã
    Ouvindo o mar de Itapuã
    Falar de amor em Itapuã"
    AXÉ pra todos

    ResponderExcluir